Mercado Pago - Golpe

Sites de leilões

Os sites de leilões, no mundo inteiro, tornaram-se um grande chamariz para fraudadores, devido ao intenso comércio de mercadorias, à facilidade de se esconder atrás de uma identidade virtual e, em alguns casos, à fragilidade da fiscalização dos dados dos usuários. No Brasil não poderia ser diferente, e os casos de fraudes online são mais freqüentes do que se imagina ou do que a imprensa divulga. Uma das formas de se enganar os usuários é criar sites-arapucas, que serviriam para intermediar transações de maneira teoricamente segura, mas no fim das contas os usuários vêem-se sem dinheiro e sem mercadoria. Um desses sites, Segurlink.hpg.com.br, foi denunciado este ano, após ter ludibriado um comprador de São Paulo em R$ 2,9 mil.

Outro site no mesmo estilo, de nome Mercadoseguro.com.br, foi registrado em setembro deste ano. Nele havia vários indícios de fraude, como uma suposta parceria com o MercadoLivre, não confirmada pelo site de leilões. O domínio estava registrado sob um CNPJ que levava à empresa Camomila Comércio e Produção de Ervas e Cereais Ltda., localizada na cidade de Mandirituba, no Paraná.

No entanto, os dados de registro (http://registro.br/cgi-bin/nicbr/who...OSEGURO.COM.BR) citavam a empresa Freedoom2buy.com Brasil Ltda., de São Paulo, especializada na intermediação de comércio eletrônico, e traziam um contato de Florianópolis, com endereço de e-mail do Hotmail. A prova maior de irregularidade do domínio é que ele foi cancelado pelo Registro.br.

Quem revelou a existência do domínio Mercadoseguro.com.br e seus dados suspeitos foi o programador carioca Frédéric Meunier. Depois de ter sido lesado, aparentemente por comparsas do golpista Guilherme Amorim de Oliveira Alves, de Mato Grosso do Sul, preso em meados deste ano, Meunier criou uma página contendo denúncias contra novos golpes ocorridos e críticas ao que ele considera descaso frente às falcatruas.

Giordani Rodrigues

Link do golpe abaixo

% Copyright (c) Nic.br
% A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
% descrito no Termo de Uso (http://registro.br/termo), sendo
% proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
% em particular para fins publicitários ou propósitos
% similares.
% 2010-10-21 18:38:45 (BRST -02:00)

ticket: #966877
domínio: mercadoseguro.com.br
entidade: Freedoom2buy.com Brasil Ltda
documento: 076.472.281/0001-47
responsável: Claudio Marcio Tartarini
país: BR
ID entidade: ELC130
ID admin: ELC130
ID técnico: ELC130
ID cobrança: ELC130
servidor DNS: dns.superdns.com.br
servidor DNS: dns2.superdns.com.br
criado: 12/09/2002
desativado: 12/09/2002
status: inativo

ID: ELC130
nome: Ronaldo Souza Melo Junior
e-mail: meloronaldo@hotmail.com
criado: 02/04/2002
alterado: 24/09/2002

% Problemas de segurança e spam também devem ser reportados ao
% cert.br, http://cert.br/, respectivamente para cert@cert.br
% e mail-abuse@cert.br
%
% whois.registro.br aceita somente consultas diretas. Tipos de
% consultas são: dominio (.br), ticket, provedor, ID, bloco
% CIDR, IP e ASN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário