NÃO Cai nas Armadilhas na Internet


Fique esperto! Não caia nas armadilhas soltas pela Internet



Com o crescimento absurdo de usuários da Internet, tem aumentado em proporção direta o número de espertalhões querendo dar golpe. Não pense que só caem nessas arapucas apenas os ingênuos. A cada dia que passa, pessoas de má índole se empenham mais em busca da emboscada perfeita para abater suas vítimas, por vezes enganando até mesmo os experientes. Mas como se manter longe dessas armadilhas?



* DESCONFIE, principalmente se o site em questão for um site direcionado à venda de produtos. Produtos milagrosos e com preço muito abaixo do mercado são os principais itens a serem observados. No caso de sites de leilão, verifique a reputação do vendedor, comentários de outros compradores e, principalmente, leia atentamente a descrição do produto para não cair em uma "pegadinha".

* Fique atento e não se deixe enganar por sites fraudulentos.Não se deixe levar pela CURIOSIDADE. Infelizmente esse é um ponto fraco da maioria dos usuários e é muito bem explorado por pessoas mal-intencionadas. Mensagens suspeitas incitando o usuário a clicar sobre um link é a principal forma desse tipo de fraude.

* Em casos de suspeita, PESQUISE sobre o site que estiver prestes a acessar. Mantenha-se informado e não cometa o mesmo erro de outras pessoas.

* Utilize NAVEGADORES CONFIÁVEIS. Estes funcionam como a porta de acesso para a Internet e, por vezes, até ajudam o usuário a se livrar de uma "furada". Ainda no navegador, observe se páginas que lhe solicitam informações pessoais são criptografadas. Isso pode ser identificado nos navegadores mais famosos por um ícone em forma de cadeado na barra de endereços. Mas nem por isso informe os seus dados pessoais a qualquer site. Mais uma vez PESQUISE e certifique-se que não está entrando em uma fria.

* Sempre use FERRAMENTAS DE SEGURANÇA no computador e as mantenha atualizadas. São imprescindíveis: antivírus, anti-spyware, antiphishing (alerta o usuário sobre sites falsos) e firewall. Pode-se optar por utilizar um software para cada fim, desde que estes não entrem em conflito, ou partir para aplicativos mais robustos que englobam todos esses tipos de ferramentas.

Uma vez que esses cuidados sejam tomados, a chance de você cair em uma armadilha na Internet diminui consideravelmente.


Um comentário:

  1. Afilia-se a TELEXFREE

    Saudade da família? Venha conhecer a Telexfree e fale a vontade, com celular e fixo, em mais de 40 países. Teste grátis de 1hora.
    http://www.telexfree.com/ad/douglas20

    ResponderExcluir